

01
Projeto Criança Feliz
Em 2022, arte, educação e sustentabilidade se encontraram na Associação Criança Feliz. Ao longo de seis meses, adolescentes participaram de oficinas de arte sustentável que resultaram na exposição “Fauna Brasileira”, desenvolvida por Jefferson Trocato e sua equipe, valorizando a criatividade, a educação ambiental e a expressão cultural.
02
Lei de incentivo Paulo Gustavo
Em 2023, com apoio da Lei Paulo Gustavo, Jefferson Trocato e sua equipe realizaram Oficinas de Arte Sustentável em escolas, aproximando crianças de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade da cultura, da criatividade e da educação ambiental, por meio de práticas artísticas baseadas no reaproveitamento de materiais.

03

Lei de incentivo Ald Blanc
Em 2024, por meio da Lei de Incentivo Aldir Blanc, foram realizadas oficinas de arte sustentável em escolas municipais de Sorocaba, atendendo crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. As atividades promoveram o contato com a arte, a educação ambiental e a consciência sustentável, utilizando o reaproveitamento de materiais como ferramenta pedagógica para estimular a criatividade, o senso crítico e a reflexão sobre cuidado com o meio ambiente.
04
Oficina de Arte Sesc Osasco
A Oficina de Arte Sustentável no Sesc Osasco promoveu uma experiência criativa que uniu arte, sustentabilidade e consciência ambiental. A atividade foi desenvolvida a partir do reaproveitamento de materiais, estimulando a criatividade, o cuidado com o meio ambiente e a reflexão sobre consumo, transformação e novos olhares para os resíduos.
A oficina contou majoritariamente com a participação de catadores e catadoras de materiais recicláveis, fortalecendo o reconhecimento de seus saberes, vivências e o protagonismo desses agentes fundamentais na cadeia da sustentabilidade.
